quinta-feira, julho 28, 2005

"Big Brother is watching you"

Há dias, por intermédio de um amigo que está a fazer o MBA em Gestão na EGP, e que, estando a fazer um trabalho sobre o google.com deu de caras com uma ferramenta chamada Google Earth .
Este programa permite a localização, por via de imagens de satélite, de qualquer ponto do planeta... Sim, sim, leram bem, de qualquer ponto do planeta.

Fiz o download e estive a experimentar o programa, e digo-vos, tem uma interface gráfica muito interessante, permitindo passar umas horitas a percorrer o globo. O poder da ferramenta é surpreendente. Eu, infelizmente não tive tempo para estar umas horitas, mas já deu, pelo menos, para localizar a minha casa.

Ao ver o poder da ferramenta em questão, levantou-me a seguinte questão :
"Se este tipo de ferramenta é oferecida, gratuitamente, e já com estas potencialidades, eu nem quero imaginar que ferramentas deste tipo os serviços de espionagem dos EUA, Inglaterra e por aí fora deverão ter!". Para ficarem com uma pequena ideia, poderão consultar aqui aos artigos publicados sobre o sistema ECHELON - a rede de vigilância global Americana - recorrendo a satélites geo-estacionários, parecidos com os que nos fornecem as fotografias disponibilizadas pelo Google Earth.

Experimentem a ferramenta, e depois digam alguma coisa ...

O download pode ser feito aqui.

segunda-feira, julho 25, 2005

Espaço - a última fronteira

Por vezes, nestas noites límpidas de verão, gosto de olhar para o céu... E ver que somos um ponto infinitamente minúsculo neste universo que habitamos.





Fotos escolhidas de um site que gosto de visitar frequentemente Hubble Heritage Image Gallery. Fotos deste universo que nos rodeia, e que foram tiradas pelo telecópio Hubble durante a sua estada no espaço (com míopia e tudo :)!)

ps: "Space - the last frontier..." um slogan muita vezes repetido numa série que muito apreciava à uns anos atrás - "StarTreek - o caminho das estrelas"

domingo, julho 24, 2005

"Guerra dos Mundos" - Spielberg ...


Fui ver à bocado a Guerra dos Mundos e francamente, sai um pouco (muito) desapontado...
Parece que afinal, no cinema, já pouco ou nada se inventa... Senão vejamos:
Com a assinatura de S.Spielberg seria de esperar pelo menos, qualquer tipo de inovação, senão na história (dado ser um remake do War of the Words do Orson Welles) pelo menos na parte visual... mas NADA! Até os "maus da fita", neste caso os ET (pelos visto a única novidade do Spielberg é mesmo retratar os ET's como maus da fita - nos filmes anteriores eram sempre os "bonzinhos"), são também eles remake de outros ET's, uma espécie de fusão entre os Aliens do James Cameron e os ET's do Independence Day.

Um marketing forte - fui visitar o site de promoção do filme e está muito bem conseguido.
Pena é mesmo o filme, que ao longo de 2 horas não consegue empolgar, nem um bocadinho.

Quando fui comprar o bilhete, ainda fiquei indeciso entre este filme e o Colisão. Pelos vistos, desta vez a escolha não foi a mais feliz... :(

terça-feira, julho 19, 2005

Keane - Uma descoberta recente

Recentemente um amigo chamou-me a atenção para um novo grupo inglês, de seu nome KEANE, que muito me agradou na primeira audição, e que depois pude confirmar após sucessivas audições na rádio, nos meus trajectos automobilísticos pelas ruas do Porto (e não só...).

Bedshaped, Somewhere Only We Know são algumas das canções que destaco por me agradarem particularmente.

Deixo-vos Bedshaped, para vos aguçar o apetite! Ouçam e depois deixem as vossas opiniões...


Bedshaped - Keane

Boas audições :)

segunda-feira, julho 18, 2005

Jorge Palma LIVE - Vila Real 2005.07.16 22:00


Neste fds voltei para Cabril, para os "braços" do rio Paiva!
No entanto, não perdi a oportunidade de assistir no Sábado à noite, em Vila Real (a 45 min de Cabril, agora com a nova A24 que liga Vila Real a Viseu - finalmente! :)) ao Jorge Palma em concerto, no Auditório Exterior do Teatro de Vila Real.
O concerto iniciou-se por volta das 22h45, com o Palma na sua melhor forma! Acho que o público de Vila Real também "puxou" por ele, a tal ponto que o concerto foi para além da 1h30m de Domingo!
"Disse Fêmea", "Norte", "Valsa de um Homem Carente", "Dá-me Lume", "No tempo do Assassinos", "Portugal Portugal" tantas canções revisitadas, com um pouco de improviso pelo meio - ou não fosse o Jorge Palma que conheço! :)
Uma performance 5*, em que JPalma alternou os seus solos, ora de guitarra, ora de piano, com a apresentação do seu novo disco "Norte" com os "Demitidos" a darem uma mãozinha! Jorge Palma no seu melhor!

Após esta belíssima noitada, o domingo foi de repouso, na margens do Paiva!
Hum já estou outra vez com saudades ! :)

quinta-feira, julho 14, 2005

Um fim de semana em Cabril

Bem, com quase uma semana da atraso, o meu último fim de semana em Cabril (sim, porque já estamos quase a caminho de outro! :) )
Este último fim de semana foi passado em Cabril.

A Viagem

No fim de tarde de Sexta-Feira, pusemo-nos a caminho : Porto -> Arouca -> Alvarenga e Cabril (at last!)

A chegada a Arouca

E após 1h30m de viagem, a chegada ao Ameal - povoação da freguesia de Cabril, Concelho de Castro Daire, Distrito de Viseu! Ufa! Estava a ver que não chegava....


Uns dias no rio Paiva

Após uma boa noite de sono, a visita indispensável ao Rio Paiva


A caminho do rio paiva


Já chegamos! Agora é só aproveitar e tomar uma rica banhoca! Está cá um calor :)


Cabril noutras perspectivas

Mas Cabril não é só o rio Paiva (se bem que com este calor, sabem bem!)


A igreija Matriz


Diversas perspectivas das múltiplas povoações que constituem Cabril


A Capela do Martir...


Por aqui, vamos para Castro Daire, Lamego ou Viseu, e por aí fora...

O regresso

Domingo , 22h , tá na hora de regressar ao Porto, sniff, sniff!! Já estávamos todos a entrar no ritmo de Férias....



PS: peço desde já desculpa pela qualidade das imagens, nas o esquecimento da máquina fotográfica no Porto obrigou-me a usar a do telemóvel!


Mas Cabril ainda tem outras coisas para mostrar! Fica desde já prometido um outro tour (com melhores imagens) :)

quinta-feira, julho 07, 2005

FORA DE SERVIÇO - Este blog esteve fora de serviço ...

Mas pessoal, tou de volta ...
Eu sei, eu sei que já no post anterior eu tinha dito que estava de volta... e no entanto passei novamente à "clandestinidade". O problema é o trabalho, que nesta altura tem sido completamente avassalador não dando espaço para mais nada.

No entanto prometo fazer-vos a todos uma visita, em particular:

À Amie na sua Máquina do Café (sempre um expresso bem tirado J!)
Ao Humor Negro nas suas razões que têm sempre clientes (eu sou um deles!)
Ao Carlos Romão na sua cidade surpreendente (o nosso Porto!)
À Jezbell nas suas Abordagens
À Eva nos seus delírios
À Musqueteira no seu Lapís Exílis
À Rita nas suas im(possibilidades)
Ao Quiosk no seu quiosk

Hoje o pessoal cá da casa ofereceu-me a compilação de poemas do Jorge Palma intitulada "Na terra dos Sonhos". Uau! Fantástico!! Um livro 5* (a minha reacção)! Este pessoal sabe levantar-me o moral depois de outra semana alucionante!!
Ler aqueles poemas, uns já muito ouvidos na voz do Palma, outros nem tanto... Sentei-me um pouco no sofá (coisa rara por estes tempos...) e estive a folhear, folhear .... Bairro do Amor, Dá-me Lume, Disse Fêmea, Portugal Portugal, Frágil, Eternamente tu.... tantas música fantásticas, tantos poemas avassaladores! O Palma é um poeta e peras :)
E depois, flui à memória, aqueles concertos intimistas no Coliseu, as ceias no Majestic... hum, hum tantos momentos de sublime poesia ;)
Espero que o JPalma volte ao Coliseu... para fazer um (re)visita a essa imaginário fantástico....


Cara de Anjo Mau - Jorge Palma

Bem, deixo-vos com uma música no JPalma... para a "minha" Cara de Anjo Mau

...

VIVA A PAZ NO MUNDO !

ou como eu me recuso a fazer o "jogo" desses bárbaros e dar-lhes protagonismo!