segunda-feira, junho 06, 2005

Um fim de semana em... Cabril

Pois é, este fim de semana foi na Serra, mais concretamente em Cabril.
Muito embora viva junto a uma fantástica praia, e a temperatura convidar a uma estadia prolongada junto a este mar fantástico, o conselho familiar decidiu que o fds era em Cabril!

Cabril é uma aldeia do concelho de Castro Daire, distrito de Viseu, constituída por inúmeras povoações que se estendem do alto da Serra do Montemuro à margem direita do Rio Paiva (dizem os Cabrilenses ser este o rio menos poluído da Europa!). Como devem imaginar, toda esta diversidade permite a quem lá goza os fds, quer uns ricos passeios na montanha, que no inverno, com a neve são particularmente saborosos!, quer umas ricas «banhocas» no rio Paiva, tão refrescantes no verão!

Mas este fds estava destinado a uma outra aventura, um raid TT (todo o terreno) por terras de Cabril. Dadas as suas condições naturais, Cabril disponibiliza percursos fantásticos para os amantes do TT!

Organizado por uns amigos meus (Boas Michel, Marco, Carlos,... , entre outros, e uma saudação especial ao Prof.Teles!), o Raid TT de Cabril, tem como objectivo angariar financiamento para as deslocações do rancho folclórico da Casa do Povo de Cabril. Indo já na sua quinta edição, esta prova já se encontra federada na respectiva organização FPTT (www.fptt.pt)

A prova contou com cerca de 100 participantes, entre jipes e motas (de 2 e 4 rodas), percorrendo da parte da manhã diversos trilhos pela Serra de Montemuro, alguns mais complicados, outros bem divertidos!
O almoço foi realizado junto ao Rio Paiva, com as suas águas frescas de fundo, convidando a um refrescante mergulho (que por pouco não aconteceu!...). Mas o raid tinha de continuar... e lá fomos nós, percorrer as duas margens do rio Paiva, chegando a Janarde, onde estava prevista a travessia do rio (!) por motas e carros.
Esta travessia realizou-se com diversas peripécias... entre carros e motas ?guinchadas ?, lá conseguimos todos atravessar o rio e prosseguir a prova.
Esta terminou numa pista TT, criada para o efeito, onde pilotos e máquinas puseram à prova toda a sua perícia...

Após um refrescante banho, para tirar do corpo a tonelada de pó acumulada, reunimo-nos todos no salão da Junta de Freguesia de Cabril, onde foi servido o jantar entre o convívio e a cavaqueira própria destes eventos. A organização do raid, para o fim de festa, ainda disponibilizou um touro mecânico, onde os mais temerários puderam por à prova os seus dotes (!!!)

E pronto, para o ano há mais!... resta-nos aproveitar as outras maravilhas que Cabril nos disponibiliza, o rio, as montanhas ... e sobretudos as suas gentes, acolhedoras e hospitaleiras, sempre prontas para um dedo de prosa!

Um abração para todo Cabril,
Vemo-nos por aí, noutro qq fds

PS: Estão desde já prometidas fotos do evento noutro qq post, mal estas estejam disponíveis!